+34 91 451 5021 (Horário: 10h às 19h) 00 55 21 35 00 01 00 (Horário: 09h às 14h)00 55 21 3942 63 23 (Horário: 14h às 18h)info@espanhafacil.com

Blog

Produção de passaporte em vias de ser liberada novamente


Desde o dia 27 de junho a produção de passaportes brasileiras está paralisada. Segundo comunicado oficial da Polícia Federal, a pausa ocorreu devido à falta de verbas destinada a essa atividade em particular. Ainda segundo a nota, os gastos com o serviço chegaram ao limite do previsto pelo teto da lei orçamentária.
O Congresso Nacional, na quinta-feira (14), se mobilizou para destinar cerca de R$ 102,38 milhões para a Polícia Federal e o Ministério da Justiça como medida de emergência, para regularizar os serviços. Hoje (14) o projeto segue para aprovação pelo presidente Michel Temer.
Situação similar foi enfrentada no ano passado, quando a emissão de passaportes ficou cerca de um mês paralisada, gerando atrasos de até 60 dias nas emissões. Neste ano, o órgão federal encaminhou pelo menos dez ofícios ao governo antes de declarar a suspensão da produção.
Entenda no infográfico abaixo, feito pela Folha de São Paulo como funciona a verba destinada aos passaportes brasileiros:

Para quem já agendou a produção de seu passaporte pela internet, a solicitação pode ser feita normalmente nos postos da PF, que funcionam como previsto. Por causa da pausa na confecção, ainda não há previsão de entrega do documento até a verba ser aprovada. É importante lembrara que a produção de passaportes de emergência ainda está sendo feita, através de formulário eletrônico disponível no site da PF.

Como viver na Espanha legalmente sem trabalho?

Muitos brasileiros tem o sonho de viver na Espanha. Seja para estudos ou trabalho, o país é ideal para quem procura tranquilidade e um ambiente diferente para construir uma nova vida. Aqueles que não tem planos de estudar por lá ou planos de obter emprego fixo no país, ainda assim podem morar na Espanha através de um tipo especial de autorização: o visto de residência não lucrativa.

Brasileiros já podem permanecer em território espanhol por até 90 dias sem visto. Quem pretende ficar por mais tempo pode solicitar este tipo de visto, que é destinado a aqueles que não tem a intenção de possuir renda no país. Deste modo, o cidadão se compromete a não realizar qualquer atividade lucrativa durante sua permanência no país – e comprove meios financeiros suficientes para subsistência.

Atualmente a média mínima exigida pelo governo espanhol para cidadãos estrangeiros obterem este tipo de visto é em torno de 2.130,04 euros por mês. Aqui explicamos um pouco sobre os gastos na Espanha, para se ter uma base. É possível também levar familiares, mas para cada um deles é adicionado 532,51 euros ao montante. Neste texto explicativo no site da Espanha Fácil você pode conhecer todos os tramites, documentos, prazos e regras para a solicitação do visto de residência não lucrativa na Espanha.

Este tipo de visto é bastante indicado para aqueles que podem exercer atividade econômica à distância – que possui negócios que geram renda mensal no Brasil, por exemplo – e principalmente aposentados. Também é bastante recomendável para possui renda mensal através de investimentos bancários, bem como, rendimentos mensais através de aluguéis.  Estudantes que pretendem permanecer no país por um período estendido também podem requerer este visto, lembrando-se sempre que atividades como estágios ou empregos de qualquer natureza não podem ser realizados durante o período solicitado, a exceção dos estágios que são vinculantes ao curso realizado.

A autorização de residência não lucrativa dura um ano, e pode ser renovada. A primeira renovação o brasileiro receberá uma autorização de residência e de trabalho para 2 anos. A segunda renovação o brasileiro receberá uma autorização de residência e de trabalho para outros 2 anos. Conte com nossa equipe para assessora-lo nos tramites e agilizar a obtenção do seu visto espanhol! Espanha Fácil desde o ano 2007 está especializada na assessoria em visto de residência não lucrativa para brasileiros na Espanha. Contrate a consultoria da Espanha Fácil para assim aumentar as possibilidades de recepção de um visto de residência não lucrativa favorável.

Quer conhecer outros tipos de visto de residência e saber qual o melhor para você? Neste link explicamos sobre outros tipos de visto!

 

Como solicitar a cidadania espanhola sendo neto de espanhol?

A cidadania espanhola, no entanto, é um tramite complexo e pode ser requerida de diversas formas. Por lidar com diversas pessoas e situações, o processo de obtenção da cidadania pode ser rigoroso, e muitas vezes faz-se necessário analisar caso a caso – veja aqui maiores esclarecimentos sobre os tramites de nacionalidade em geral. No entanto, para familiares de espanhóis o tramite pode ser bem simples!

A população espanhola em território brasileiro tem sua origem há centenas de anos, já na época da colonização. Estima-se que hoje no país mais de 15 milhões da população brasileira possuam ascendência espanhola – e grande parte de forma direta.

Isto é muito valioso para quem quer obter a cidadania espanhola de forma prática. A forma mais conhecida de obter estes benefícios é através da relação direta, ou seja, sendo filho de espanhóis nascidos na Espanha ou não. No caso de filhos nascidos no exterior, o cidadão tem até os 21 anos de idade para ser registrado no consulado espanhol e assim ter sua nacionalidade reconhecida.

No entanto, poucas pessoas sabem que netos de espanhóis também possuem este direito, mas é necessário estar atento à alguns detalhes. Nestes casos, só terão direito netos menores de idade, diretamente, com avô ou avó natural da Espanha. Após completarem 18 anos, os interessados terão até três anos para declarar o interesse em manter sua nacionalidade espanhola – com risco de perde-la caso não seja feita essa declaração. Para netos maiores de 18 que queiram requerer a nacionalidade espanhola, é necessário morar por um período mínimo de 1 ano de forma legal e continuada na Espanha.

3 trâmites que Espanha Fácil realiza com bastante frequência para netos de espanhóis:

1 - Caso você seja neto de espanhol nascido na Espanha e possua menos de 18 anos entre em contato com Espanha Fácil e podemos tramitar sua nacionalidade espanhola.

2 - Caso você seja neto de espanhol nascido na Espanha e possua mais de 18 anos e seu pai ou mãe (o que seja filho de espanhol) possua a nacionalidade espanhola poderemos tramitar para você uma autorização de residência e de trabalho na Espanha por 1 ano. Depois deste 1 ano de residência legal e continuada poderemos aplicar a solicitação de sua nacionalidade espanhola.

3 – Caso você seja neto de espanhol nascido na Espanha e possua mais de 18 anos e seu pai ou mãe (o que seja filho de espanhol) não possua a nacionalidade espanhola podemos tramitar para você um visto de residência na Espanha (não permite trabalhar) desde que possa comprovar uma disponibilidade financeira mensal da ordem de 2.200 €. Depois deste 1 ano de residência legal e continuada poderemos aplicar a solicitação de sua nacionalidade espanhola.

A equipe da Espanha Fácil está preparada para receber os mais diversos casos e ajudar você a realizar os tramites para obter a tão sonhada cidadania espanhola! Conte conosco para solucionar suas dúvidas! Somos especialistas em tramites de vistos, autorizações de residência e nacionalidade espanhola desde o ano 2007. Com a consultoria da Espanha Fácil tudo se torna mais fácil.

Páginas

Back to Top
Desenvolvido por hoagency.com