Muitos brasileiros buscam novas oportunidades ou querem se especializar em assuntos que muitas vezes encontram em universidades da Espanha. Se você é um desses estudantes que querem desbravar novos conhecimentos, conheça algumas dicas para te ajudar no processo de matrícula em uma instituição espanhola.
Requisitos para entrar em uma universidade Espanhola:
Para se entrar em uma universidade espanhola, alguns trâmites são necessários dependendo da sua situação estudantil no país de origem. Se caso você já começou um curso em uma uni brasileira mas não terminou, você deve iniciar o trâmite de Admissão por Reconhecimento Parcial e Estudos Estrangeiros (convalidação de estudos). Agora, caso você ainda não tenha iniciado um curso superior você deve dar início à homologação do seu diploma de ensino médio do Brasil na Espanha, dessa forma você terá em mãos um dos documentos mais importantes necessários para efetuar sua pré-inscrição (Comprovante de início de homologação do ensino médio na Espanha). Confirme com à Universidade que deseja entrar os requisitos de acesso. Algumas solicitam a credencial da Homologação do Ensino Médio, conseqüentemente deverá aguardar a finalização do tramite que dura aproximadamente 6 meses. Outras Universidades admitem entrada de alunos com o comprovante de início da homologação do ensino médio.
Até o ano passado os alunos que queriam efetuar sua pré-inscrição com seu diploma homologado deveriam passar pelo processo de Selectividad para Alumnos Extranjeros, o que seria a nossa prova de vestibular, pela Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) ou pela própria Universidade escolhida.
Mas, a partir de 2017 a UNED não oferece mais esse processo de admissão.
A Espanha Fácil é especializada na homologação do ensino médio realizado do Brasil na Espanha e poderá te auxiliar durante todo esse trâmite, desde a preparação dos documentos para entrar com o pedido no Ministério de Educação espanhol, como também a entrada do mesmo, monitoramento mensal até a finalização onde Espanha Fácil procede a retirada da credencial (diploma de Bachiller).
Documentos necessários para dar início ao processo de homologação com Espanha Fácil:
– Documento de identidade do solicitante (cópia autenticada), neste caso será o passaporte (brasileiros que não possuem residência na Espanha) ou nie (brasileiros que possuem residência na Espanha) ou dni (brasileiros que possuem nacionalidade espanhola).
– Diploma e/ou histórico escolar legalizado por apostila de haia e traduzido juramentado ao espanhol.
Espanha Fácil possui um escritório de recepção de documentos no Rio de Janeiro – Brasil para realizar a apostila de Haia em documentos brasileiros e posterior envio à nossa central em Madri – Espanha. Por outro lado a tradução juramentada realizamos em território espanhol, conforme exigência do Ministério de Educação Espanhol.
Quer saber mais dicas? Confira na nossa matéria de Dicas para Estudantes na Espanha.
Interessado(a) em homologar seu diploma? Entre em contato com a Espanha Fácil através no nosso formulário de contato e um de nossos atendentes responderá em até 72h.