O tempo de espera para quem solicitou a nacionalidade espanhola por residência parece interminável. Apesar da recente boa notícia, de que funcionários estariam realizando horas extras para diminuir a quantidade de processos que esperam resposta, o Ministério da Justiça reconheceu que para colocar a casa em ordem ainda serão necessários pelo menos mais 2 anos.
O Ministério da Justiça afirma que o número de processos de pedido de nacionalidade por residência acumulado é de 363.000 (março/2019) e que seria necessário contratar mais funcionários para colocar as solicitações em dia.
Muitas pessoas que estão nesta fila esperando resposta deram entrada no pedido de nacionalidade por residência , em 2015. Porém, o acúmulo de pedidos sem resposta começou no ano de 2012, quando o número de processos sem resposta era de 465.000.
O chamado “plano de choque” anunciado em outubro de 2018, que previa a contratação de mais funcionários por pelo menos 2 anos, não foi concluído por falta de verba. A única solução viável para o Ministério da Justiça foi incentivar 120 funcionários a realizarem horas extras durante 6 meses.
A cada ano o Ministério da Justiça recebe uma média de 75.000 pedidos de nacionalidade por residência.
Fonte: La Información