1Como adquirir a nacionalidade espanhola por residência?
É o caso mais comum de obtenção de nacionalidade espanhola. Para tanto, os brasileiros deverão residir legalmente na Espanha por um período mínimo de dois anos, salvo que sejam casados com um(a) cidadã(o) espanhol, já que, como mencionado acima, o período se reduz para um ano.
2Quais os requisitos para adquirir a nacionalidade espanhola por residência?
Residir na Espanha legalmente pelo período exigido pela lei, conforme o seu caso, lembrando que para os brasileiros o período de residência é de 2 (dois) anos.
Além disso, deverão carecer de antecedentes penais, tanto no Brasil como na Espanha. Também será necessário comprovar meios econômicos na Espanha, isso é, contar com um contrato de trabalho ou qualquer outra fonte de renda.
3Qualquer familiar de espanhol pode solicitar residência na Espanha?
A resposta é NÃO. Podemos tramitar a residência na Espanha para cônjuge de espanhol (seja através de casamento ou união estável), para filho de cônjuge de espanhol até os 21 anos. A situação se complica quando se trata de filhos de cônjuge de espanhol com mais de 21 anos ou ascendentes do mesmo (pai ou mãe) pois o governo espanhol exige comprovação de dependência financeira no país de origem (ou seja, anterior a entrada na Espanha) como também comprovar que esse estrangeiro não possui recursos próprios e é totalmente dependente de cidadão espanhol.
4Um menor necessita de carta convite (carta de invitación) para entrar na Espanha ?
A resposta é SIM, a lei não faz diferença entre maior e menor de idade. Os requisitos são os mesmos para todos, ou seja, comprovação de meios econômicos, alojamento, seguro viagem, garantia de retorno, etc. No tocante ao alojamento se pode comprovar de 2 formas: ou através de carta de invitación ou através de reserva de hotel.
5Adquirindo a nacionalidade espanhola perde a nacionalidade brasileira?
Não, se pode manter as duas nacionalidades e ter o passaporte brasileiro e espanhol.
6Estou casado(a) com um espanhol(a). Tenho direito à nacionalidade espanhola?
Não. O fato de ser casado com um espanhol concede ao cônjuge estrangeiro o direito de residir e trabalhar na Espanha.
Com relação à nacionalidade, a única vantagem é que o cônjuge estrangeiro poderá SOLICITAR a nacionalidade depois de um ano de residência na Espanha com o cônjuge espanhol. Para os brasileiros NÃO CASADOS o período de exigência é de dois anos.
7Sou neto de espanhol, posso adquirir a nacionalidade?
Desde que a Lei de Memória de Histórica, que possibilitava a aquisição da nacionalidade espanhola pelos netos de espanhóis, saiu de vigor, já não é mais possível solicitar a nacionalidade através desta relação familiar.
Portanto, desde 27 de dezembro de 2011 já não é mais possível solicitar a nacionalidade espanhola para os netos de espanhóis.
8Posso perder a nacionalidade espanhola?
Caso não confirme a nacionalidade dentro dos 3 (três) anos seguintes à emancipação (cumprimento dos 18 anos de idade, casamento sendo menor de idade, abrindo uma empresa...), você perderá a nacionalidade espanhola, somente podendo recuperá-la no caso de residir LEGALMENTE na Espanha por um período de 1 (um) ano.
9Sou filho de espanhol(a), tenho direito à nacionalidade?
Conforme a legislação espanhola, todos os filhos de espanhóis são espanhóis, ainda que diferencia os ESPANHÓIS nascidos na ESPANHA dos nascidos no exterior (nascidos no Brasil por exemplo).
Assim, se o seu PAI/MÃE for espanhol NASCIDO na Espanha, você será espanhol não importando a idade que tenha.
No entanto, se o seu pai/mãe é espanhol NASCIDO (A) no Brasil, você somente terá a nacionalidade se for registrado no CONSULADO ESPANHOL antes de completar 18 anos.
Ainda assim, a partir da emancipação (18 anos) terá o prazo de 3 (três) anos para confirmar a vontade de permanecer com a nacionalidade espanhola, sob pena de perdê-la.
10Estou casada com um espanhol e residimos em Madri. Gostaríamos de morar 2 anos no Brasil para meu marido aprender melhor o idioma. Como faço para levá-lo (23/01/2011)?
Seu marido poderá sim residir no Brasil, mas primeiramente teremos que tramitar o VISTO VIPER DE REUNIÓN FAMILIAR para o Brasil. Essa tramitação realizamos na Espanha e o prazo médio são de 3 meses.
11Estou há 2 meses e meio na Espanha. Quero renovar minha estadia de turista. Antes de completar os 3 meses posso sair do território Schengen um final de semana e regressar a Espanha para renovar meu visto de turista (20/10/2010)?
Não. A entrada no espaço Schengen é autorizada por um período máximo de TRÊS MESES A CADA SEIS MESES. Portanto, não se pode esgotar o período de três meses, sair do Espaço Schengen e regressar imediatamente, mas sim esperar três meses para reingressar.
Detalhamos os países que correspondem ao espaço Schengen: O espaço Schengen está formado por Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Islândia, França, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia.
12Sou brasileiro e meu namorado é espanhol. Queremos nos casar. É possível realizar o casamento com pessoa do mesmo sexo na Espanha(10/06/2010)?
Sim. É possível. A Espanha é um dos poucos do Mundo e da Europa que permite o casamento do mesmo sexo. É importante comentar que um brasileiro casando com um espanhol o brasileiro terá direito a dispor do cartão de residência comunitário na Espanha.
13Vivo em território espanhol, tenho o passaporte brasileiro e a CNH do Brasil válida. Posso realizar a troca da CNH do Brasil na Espanha (18/08/09)?
Infelizmente não poderá realizar a troca da CNH do Brasil na Espanha pois necessita ter o cartão de residência na Espanha, seja de estudo, residência ou trabalho, ou ter o DNI, documento nacional de identidade espanhola.
14Sou de Minas Gerais. Gostaria de saber que Consulado devo ir para tramitar um visto de residência e trabalho? (13/05/09)
Essa é uma pergunta frequente de nossos clientes. Abaixo listaremos os CONSULADOS GERAIS DA ESPANHA NO BRASIL e as jurisdições que se submetem aos mesmos:
# Porto Alegre - RS - Consulado-Geral da Espanha
O Consulado de Porto Alegre cobre os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
# Rio de Janeiro - RJ - Consulado-Geral da Espanha
O Consulado do Rio de Janeiro cobre os estados brasileiros de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
# São Paulo - SP - Consulado-Geral da Espanha
O Consulado de São Paulo cobre aos três estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
#Salvador - BA - Consulado-Geral da Espanha
O Consulado de Salvador de Bahia cobre a demarcação consular do NORDESTE DO BRASIL, ou seja, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
# Setor Consular da Embaixada - Brasília - DF
Visite em nosso site na aba links úteis e obtenha o contato de TODOS os Consulados da Espanha no Brasil.
15Vim a Espanha como turista posso prorrogar a minha estadia?
Sim. Pode solicitar a "prórroga de estancia" até um máximo de 6 meses (3 meses turista + 3 meses de "prórroga de estancia".
Para saber os documentos necessários para solicitação da "prórroga de estancia", como também o Órgão ao qual se dirigir, consulte em nosso site na aba links úteis / Extensão da Estadia ou Prórroga de Estancia.
16Pergunta 13: O Brasil faz parte do "Convenio de la Haya"?
Brasil faz parte da Convenção de Haia. Leia nosso artigo sobre a entrada do Brasil na Convenção de Haia:
Convenção de Haia
17Em que Jurisdição Consular pertenço na Espanha?
A Espanha está dividida em duas (2) jurisdições consulares com sedes centrais em Madri e Barcelona.
Segundo o lugar de seu domicilio contactará com uma ou outra jurisdição consular.
Jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Madrid:
Albacete - Almería - Asturias - Ávila - Badajoz - Burgos - Cáceres - Cádiz - Canarias (Fuerteventura, La Palma, Gran Canaria, Lanzarote, Tenerife, Gomera, Hierro) - Cantábria - Ceuta - Ciudad Real - Córdoba - Cuenca - Granada - Guadalajara - Huelva - Jaén - La Coruña - León - Lugo - Madrid - Málaga - Melilla - Orense - Palencia - Pontevedra - Salamanca - Segóvia - Sevilla - Soria - Toledo - Valladolid - Zamora.
Jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona:
Álava - Alicante - Andorra - Baleares (Mallorca, Menorca, Ibiza, Formentera) - Barcelona - Castellón - Girona - Guipúzcoa - Huesca - La Rioja - Lerida - Murcia - Navarra - Tarragona - Teruel - Valencia - Vizcaya - Zaragoza.
18Qual a melhor opção para morar na Espanha?
Pensamos que Madri seria uma opção muito boa, pois é uma das cidades do mundo onde melhor se vive segundo vários rankings. O sistema de transporte é muito eficiente, é segura, as pessoas geralmente são simpáticas, muito ordenada e limpa, enfim, é a capital. Como toda cidade grande tem seus problemas, como por exemplo, os engarrafamentos em horário de pico (o que se pode evitar usando o metro).
19Quanto tempo posso aprender espanhol?
Isso vai depender de cada pessoa, do empenho que cada um. Contudo, acreditamos que em seis meses é possível ter uma boa base. O problema reside na proximidade dos dois idiomas, o que muitas vezes faz com que pessoas que possuam como línguas maternas latinas, mesclem os verbos e cometam erros graves de tradução direta.
20O custo de vida é muito alto?
Olha, calculamos um custo de vida ao redor de 500 € por pessoa, conforme abaixo:
CUSTO DE VIDA EM MADRID
Aluguel (1) 250,00
Alimentação (2) 100,00
Abono transporte (3) 42,00
Celular 10,00
Lazer 28,00
Outros gastos (4) 70,00
TOTAL 500,00
(1)--> Colocamos um valor de 250€ por pessoa levando em consideração que vocês irão dividir um quarto.
(2)--> Esse valor inclui tanto as compras no supermercado, quanto comer fora aos domingos, por exemplo.
(3)--> O “Abono de Transporte” é um passe que te dá o direito de utilizar o sistema de transporte público (Ônibus, trem e metro) de forma indiscriminada dentro do mês.
(4)--> Dentro de outros gastos incluem-se despesas não previstas, como por exemplo, um medicamento, um corte de cabelo, enfim, despesas não correntes.
21Necessito estar matriculado numa escola para poder trabalhar?
Conforme comentado, para trabalhar com visto de estudante (meio expediente) é necessário estar matriculado numa escola.
22Questão do visto? É necessário?
Para passar mais de três meses, é necessário o visto.
23Pode-se trabalhar Part-time e Full-time?
Com o visto de estudante somente part-time (em espanhol: media jornada), ou seja, 20 horas semanais.
24Como pagam na Espanha, por hora a exemplo da Irlanda?
Na Espanha, normalmente, se paga por mês. O salário médio gira em torno a 1.000 €.
25Como está a questão de emprego? É Fácil encontrar trabalho? Quanto está a hora?
Essa, talvez, seja a questão mais difícil. Para trabalhar na Espanha é necessário ter o visto de “Residência e Trabalho”. Com o visto de estudante é permitido:
1. Estágio.
2. Trabalhar meio expediente.
3. Após três anos com o visto de estudante, passar a um visto de Residência e Trabalho.
26Quanto custa, mais ou menos. Moradia para 2 pessoas?
Os aluguéis em Madri giram em torno a 300€ por pessoa. Alugando uma habitação para duas pessoas deve cair um pouco. Quanto a esse ponto não se preocupem, pois a Equipe Espanha Fácil se encarrega de buscar um bom alojamento.
27Quanto custaria uma escola de espanhol por 6 meses?
Trabalhamos com várias escolas, conforme se pode ver em nosso site (Nossos Serviços: Espanha Fácil Estudo) ou se preferir, poderá verificar no próprio site das escolas, a que tem a melhor relação custo x benefício para a cidade de Madri é a Escola Paraninfo.
Valor por mês:
120 €: 4 aulas por semana.
170 €: 6 aulas por semana.
280 €: 2 aulas por dia.
550 €: 4 aulas por dia.
Obs 1: Inclui material didático, matrícula e diploma.
Obs 2: Caso faça a matrícula através da Espanha Fácil terá um desconto de 10%.
A referida escola é reconhecida pelo Instituto Cervantes (Órgão representante do Ministério de Educação da Espanha).
Outro ponto forte da Escola é a sua localização que fica no centro da cidade de Madrid.