Entenda os procedimentos necessários para requerer a nacionalidade espanhola
Recentemente aconteceram duas mudanças no pedido de nacionalidade. Anteriormente, era necessário passar por entrevistas nas Conservatórias de Registo Civil, agora o candidato precisa passar em dois testes, o CCSE e o DELE.
A mudança pretende deixar o sistema de pedido mais uniforme e homogêneo para quem deseja a nacionalidade. As entrevistas eram diferentes em cada registro civil, perguntas mais ou menos difíceis e os funcionários poderiam não ser imparciais, já que eles decidiam se o estrangeiro estaria apto ou não.
Quase seis anos após a modificação deste procedimento, qualquer estrangeiro que queira solicitar a nacionalidade espanhola deve provar que passou anteriormente nestes dois exames:
Mas esses testes precisam ser feitos em todos os casos? E se eu não souber ler nem escrever, e se eu estudar na Espanha?
Como regra geral, qualquer pessoa estrangeira que queira obter seu DNI e seu passaporte espanhol deve fazer esses dois testes, mas os regulamentos que regulam esse processo também contemplam a possibilidade de solicitar uma dispensa dos testes de nacionalidade espanhola.
O Despacho JUS /1625/2016, de 30 de setembro, regulamenta o trâmite do procedimento de concessão da nacionalidade espanhola e, concretamente, no seu artigo 10.º, consta o seguinte:
(…) As pessoas que não saibam ler ou escrever, ou tenham dificuldades de aprendizagem podem requerer a dispensa destas provas ao Ministério da Justiça, que, face às circunstâncias particulares e às provas apresentadas, tomará uma decisão fundamentada. Da mesma forma, os candidatos que tenham sido escolarizados na Espanha e aprovados no ensino secundário obrigatório podem ser isentos desses testes. Ambas as extremidades devem ser credenciadas através da documentação apropriada incluída no arquivo. (…)
Como você pode ver, a Ordem lista muito bem quais pessoas podem estar isentas de fazer esses exames:
Da mesma forma, menores de idade e pessoas que tenham a capacidade alterada judicialmente não serão obrigados a fazer esses exames.
Aquelas pessoas que não sabem ler nem escrever ou têm dificuldades de aprendizagem devem solicitar obrigatoriamente a adaptação dos testes, ou a dispensa total dos exames de nacionalidade espanhola.
Se você se encontra em algum dos casos que mencionamos acima, você pode solicitar sua dispensa ao Ministério da Justiça, juntamente com toda a documentação que comprove que você não sabe ler ou escrever, ou que tem algum problema de aprendizagem.
Você pode enviar esta solicitação:
Como em qualquer requerimento, no momento da apresentação será gerado um recibo e você terá que aguardar uma resposta da Justiça a essa dispensa do CCSE e do DELE.
Aqui o problema que todas as pessoas que querem obter esta isenção dos exames de nacionalidade têm é que o Ministério está demorando anos para responder e resolver estes pedidos. E embora tenham passado quase seis anos desde a modificação deste procedimento para aquisição da nacionalidade espanhola, o Ministério da Justiça já indicou que não haverá um texto legal que regule toda a questão das isenções dos exames de nacionalidade espanhola.
Isso faz com que muitos candidatos obtenham a nacionalidade espanhola, ou tenham desistido dela, ou tenham começado a estudar e se preparar minuciosamente em cada um dos testes.
Como já dissemos ao longo deste artigo, a Justiça está muito atrasada na gestão e no processamento dos pedidos de dispensas dos exames de nacionalidade espanhola. Além desse atraso, devemos acrescentar que, na maioria dos casos, essas isenções estão sendo negadas ou concedidas parcialmente.
O que acontece se me for concedida uma isenção parcial dos exames de nacionalidade espanhola? Nesses casos, o que se faz é uma adaptação do exame para que possa ser feito, por exemplo, por via oral.
Se você busca ter a nacionalidade espanhola, fale conosco, resolvemos para você todos os trâmites necessários. 😁