Muitas podem ser as dúvidas de alguém que planeja morar em outro país em termos de pequenas burocracias do cotidiano, mas que sem o devido planejamento prévio podem provocar uma série de contratempos. Por isso vamos dar algumas orientações básicas e essenciais, como os documentos que deverá tirar já estando na Espanha para usar como identificação pessoal, abrir uma conta em banco ou até tirar carteira de motorista.
Então, para começar você precisa dos documentos para ser reconhecido na Espanha, mas antes é importante saber qual documento irá solicitar.
Mas precisamos reforçar uma coisa: O NIE É APENAS UM NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO! Isso quer dizer que ter esse número não significa que você tenha autorização permanente para trabalhar ou morar na Espanha. Porém é de extrema importância, pois se hipoteticamente você for apanhado pela polícia por acusação de um crime, automaticamente vão emitir um NIE para você. Lembrando que este número pode ser pleiteado em qualquer um dos Consulados espanhóis no Brasil, ou já na Espanha, na Direção-Geral da Polícia.
Sim, o TIE é obrigatório desde que você tenha recebido autorização para residir na Espanha por mais de seis meses, e deve ser solicitado no período de 30 dias a partir de sua chegada na Espanha.
Vale lembrar que, caso você tenha direito à cidadania espanhola poderá solicitar o DNI, que é o Documento Nacional de Identidade para a identificação dos espanhóis e só pode ser emitido na Espanha.
A ideia é fazer com que essas dicas ajudem você a sair do Brasil preparado e ciente de como dar os primeiros passos em terras espanholas e para saber mais sobre quais documentos deverão ser emitidos na Espanha ou sobre legalização dos mesmos, é só acessar: https://www.espanhafacil.com/obtencao-de-documentos-na-espanha