A Espanha é certamente um dos melhores países da Europa e do Mundo para se estudar, em qualquer nível de ensino. Para jovens estudantes recém-formados no ensino médio, é ainda melhor como uma oportunidade de iniciar a vida universitária – as instituições de ensino superior espanhola sempre aparecem nos rankings de melhores universidades do mundo, graças a sua tradição e excelente infraestrutura para seus alunos.
Estudantes espanhóis tem acesso a universidade de forma relativamente simples. Após a conclusão do Bachillerato – semelhante ao ensino médio brasileiro, porem com duração diferente – os alunos passam por uma prova de três dias, a Selectividad. A nota final, somada a nota média de seus anos no Bachillerato serve como fator determinante para sua entrada na universidade. Lembrando que os alunos são agrupados de acordo com a região em que vivem.
Aqueles que concluíram o Ensino Médio no Brasil passam por um processo diferente. A Prueba de Acceso a la Universidad (PAU) era exigida e até poderia ser feita à distância, com uma prova geral obrigatória e uma de conhecimentos específicos. A partir de 2017 esta prova não será exigida por todas as universidades – por ser muito semelhante à Selectividad mencionada anteriormente, a PAU possui matérias que podem ser estranhas à estudantes estrangeiros – e cada universidade poderá adotar seu próprio método de seleção (mais informações aqui http://sociedad.elpais.com/sociedad/2014/06/18/actualidad/1403117685_884980.html).
Ainda assim, este teste pode ser de grande ajuda para impulsionar a nota para acesso as universidades. Mais informações sobre notas de corte e detalhes sobre esta prova você encontra aqui .
Apesar da prova de acesso não ser obrigatória, todos os estudantes devem homologar seus estudos. Esta exigência é feita pois a homologação dos diplomas (em qualquer nível de ensino) é a forma de validar os estudos concluídos no Brasileiros, e atribuir os mesmos efeitos de um diploma espanhol. Assim, com a homologação dos estudos do ensino médio, o estudante fica oficialmente reconhecido pela universidade como apto a fazer os testes necessários para ingressar nos estudos superiores. A Espanha Fácil é especialista no assunto e auxilia em todos os tramites necessários, agilizando e tornando todo o processo muito mais simples e eficiente.
6 Comments
Boa tarde , tudo bem? Minha neta tem cidadania espanhola. Voce acha mais facil de entrar em uma faculdade de medicina fazendo o ensino médio (bachirellato)na Espanha?
Boa tarde! Tudo ótimo e você? 😊 Com a cidadania espanhola, sua neta tem vantagens como o acesso direto ao sistema educacional da Espanha, o que inclui a universidade. Fazer o bachillerato na Espanha pode ser uma boa estratégia, pois além de prepará-la para a prova de acesso à universidade (a “Selectividad”), também a ajudará a se adaptar ao sistema educacional e à cultura espanhola, o que pode ser uma vantagem na hora de concorrer a uma vaga em medicina. Se precisar de mais informações, estamos à disposição! Manda uma mensagem pra gente no WhatsApp através do link: https://www.espanhafacil.com/wa-blog 📲
A prova de Selectividad é feita obrigatoriamente na Espanha? Ou seja, se eu quisesse estudar medicina em alguma universidade pública espanhola, para fazer essa prova eu teria que ir até o país? Ou ela ocorre em algum lugar do Brasil?
Olá Mariana, bom dia! Já respondemos por e-mail. Obrigado!
Boa tarde, há como ter uma noção de qual seria minha média do Bachillerato, diante da homologação? Minhas notas do E.M. são consideradas altas no Brasil, mas não sei se seria o mesmo na Espanha. Obrigada!
Olá Julia, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
Não há possibilidade de saber a tua média antes da homologação, pois somente depois de ser analisado a tua documentação e quando o Ministério de Educação emitir uma resolução favorável é que a sua nota sairá no teu diploma espanhol.
Vou te enviar o nosso pdf informativo para a homologação do Ensino Médio.
Atenciosamente,